← Voltar aos artigosEstudo

O manto de Guadalupe: história, ciência e os enigmas de uma imagem que atravessou cinco séculos

Por Flávio Gilberti · 05 de setembro de 2026 · 22 min de leitura

Tilma de Nossa Senhora de Guadalupe com detalhes das fibras, do manto e dos olhos da imagem

Poucas imagens religiosas exerceram influência comparável à de Nossa Senhora de Guadalupe. Venerada atualmente na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, a imagem atribuída pela tradição católica às aparições da Virgem Maria ao indígena Juan Diego tornou-se simultaneamente objeto de fé, símbolo nacional mexicano, documento de encontro entre culturas e, sobretudo a partir do século XX, objeto de diferentes investigações físicas e iconográficas.

Algumas dessas investigações produziram observações intrigantes. Outras deram origem a afirmações extraordinárias cuja força documental é desigual. Por isso, qualquer abordagem intelectualmente séria do manto de Guadalupe precisa começar não pelo microscópio, mas pela História.

México, 1531: um mundo que havia acabado de ruir

A tradição guadalupana situa os acontecimentos em dezembro de 1531, apenas dez anos depois da queda de Tenochtitlán diante das forças de Hernán Cortés e de seus aliados indígenas.

O México encontrava-se no meio de uma transformação civilizacional profunda. Estruturas políticas haviam sido destruídas, epidemias devastavam populações indígenas e missionários europeus tentavam introduzir o cristianismo em sociedades possuidoras de sistemas religiosos, linguísticos e simbólicos altamente sofisticados.

É nesse contexto que a tradição católica afirma que Maria apareceu ao indígena Juan Diego Cuauhtlatoatzin no monte Tepeyac.

Segundo o relato tradicional, Maria pediu que fosse construído ali um templo. Juan Diego procurou o bispo do México, frei Juan de Zumárraga, que solicitou um sinal. Em uma das aparições seguintes, Juan Diego teria recolhido flores no Tepeyac, colocado-as dentro de sua tilma e levado-as ao bispo.

Ao abrir o tecido diante de Zumárraga, as flores teriam caído e a imagem de Maria teria aparecido sobre o manto.

A Igreja Católica reconhece essa tradição. João Paulo II canonizou Juan Diego na própria Basílica de Guadalupe em 31 de julho de 2002. Nos documentos da canonização, a Santa Sé situa as aparições no Tepeyac em dezembro de 1531.

Mas a documentação histórica exige uma consideração adicional.

O que dizem os documentos antigos

O texto mais famoso da tradição guadalupana é o Nican Mopohua, narrativa em náuatle que descreve os diálogos entre Juan Diego e a Virgem.

Sua primeira publicação comprovada ocorreu em 1649 dentro do Huei Tlamahuiçoltica, publicado por Luis Lasso de la Vega. Um ano antes, em 1648, o sacerdote Miguel Sánchez havia publicado a primeira grande narrativa impressa em espanhol sobre Guadalupe.

A autoria e a data de composição original do Nican Mopohua continuam discutidas entre historiadores. A tradição o atribui frequentemente ao intelectual indígena Antonio Valeriano, que viveu no século XVI, enquanto estudos históricos enfatizam que a primeira edição seguramente datada é a de 1649.

Essa distância documental entre 1531 e os textos impressos do século XVII constitui um dos principais argumentos utilizados pelos historiadores que questionam a reconstrução tradicional dos acontecimentos.

Entretanto, existe uma documentação importante anterior.

Em 1556, apenas 25 anos depois da data tradicional das aparições, ocorreu uma controvérsia pública em torno da imagem venerada no Tepeyac. O provincial franciscano Francisco de Bustamante criticou em um sermão o crescente culto à imagem. Testemunhos recolhidos posteriormente registraram que Bustamante a descreveu como uma imagem pintada por um indígena chamado Marcos.

Alguns historiadores modernos identificaram esse Marcos com o pintor indígena Marcos Cipac de Aquino e defenderam uma origem artística da imagem. Outros consideram que os documentos disponíveis não permitem reconstruir com certeza absoluta quando e como a pintura surgiu.

Assim, existem duas leituras históricas distintas. Para a tradição católica, a imagem está associada às aparições de 1531. Para uma parcela da historiografia da arte, a documentação de 1556 pode indicar uma obra produzida por um artista indígena nas primeiras décadas do período colonial.

Essa divergência deve acompanhar qualquer análise científica posterior.

Mais do que uma imagem europeia

Independentemente da discussão sobre sua origem sobrenatural ou artística, a imagem de Guadalupe possui uma característica notável: ela parece dialogar simultaneamente com dois universos culturais.

Maria está representada segundo elementos reconhecíveis da iconografia cristã europeia. Ao mesmo tempo, diversos elementos visuais podiam adquirir significados particulares dentro da cosmologia náuatle.

Um estudo publicado em 2025 no International Journal of Latin American Religions pelo pesquisador Jorge Arredondo Sevilla analisou precisamente essa dimensão.

O manto azul-esverdeado, as estrelas, a lua, as nuvens, as asas do anjo, o broche e outras características da imagem permitem leituras relacionadas tanto à iconografia cristã como à linguagem simbólica mesoamericana. O autor descreve a imagem como uma espécie de texto visual capaz de admitir diferentes níveis de interpretação cultural.

Esse aspecto talvez explique parte da extraordinária força histórica de Guadalupe. Para o europeu, tratava-se inequivocamente de Maria. Para o indígena do século XVI, determinadas cores e símbolos podiam carregar significados adicionais relacionados à nobreza, ao céu, às plumas preciosas, à lua e ao universo sagrado mesoamericano.

João Paulo II utilizaria séculos mais tarde uma expressão muito apropriada para o fenômeno: Guadalupe como modelo de evangelização inculturada.

O primeiro grande enigma: a natureza da imagem

A partir do século XX começaram a proliferar investigações destinadas a responder uma pergunta aparentemente simples: como a imagem foi produzida?

Uma das alegações mais conhecidas está relacionada ao químico alemão Richard Kuhn, laureado posteriormente com o Nobel de Química de 1938.

Um artigo de Paulo Martins publicado em 2022 relata que, em 1936, duas fibras atribuídas à tilma teriam sido submetidas a Kuhn para análise espectrofotométrica. Segundo essa fonte, Kuhn não teria conseguido relacionar as cores examinadas a pigmentos de origem animal, vegetal ou mineral.

Existe, contudo, uma limitação documental importante. O artigo de Martins não apresenta o relatório laboratorial original de Richard Kuhn. A informação é reproduzida a partir de literatura guadalupana posterior. Portanto, a formulação cientificamente correta é dizer que esse resultado foi relatado por fontes secundárias, e não que exista atualmente uma publicação laboratorial de Kuhn amplamente disponível demonstrando o fenômeno.

Isso não torna o relato necessariamente falso, mas reduz sua força probatória.

Existem ou não existem pinceladas?

Outro conjunto de observações tornou-se célebre.

Relatos de exames realizados nas décadas de 1940, 1950 e 1960 afirmaram não encontrar desenho preparatório evidente nem pinceladas convencionais em determinadas regiões da imagem. Martins reúne algumas dessas observações e relata que pesquisadores chegaram a interpretar a ausência dessas características como evidência de que a figura principal não teria sido executada por métodos pictóricos convencionais.

Mas aqui surge uma controvérsia importante. Em 1982, o restaurador mexicano José Sol Rosales realizou uma análise microscópica e chegou a conclusões diferentes. Segundo a historiadora de arte Jeanette Favrot Peterson, Rosales descreveu camada preparatória, linhas de desenho e diferentes técnicas de têmpera, além de pigmentos de origem mineral e vegetal disponíveis na Nova Espanha do século XVI.

Entre os materiais descritos aparecem compostos de cobre para azuis e verdes, óxidos de ferro para tons castanhos, vermelhão e cochonilha para vermelhos.

Portanto, a afirmação popular de que “nenhum pigmento conhecido existe na imagem” não pode ser apresentada como consenso científico. Há resultados contraditórios. E precisamente por isso o estudo seguinte é particularmente interessante.

1979: a tilma é fotografada no infravermelho

Na noite de 7 para 8 de maio de 1979, o biofísico Philip Serna Callahan examinou e fotografou a imagem utilizando radiação infravermelha.

Sua investigação foi posteriormente publicada em 1981 pelo Center for Applied Research in the Apostolate, da Georgetown University, sob o título The Tilma Under Infra-Red Radiation. A existência dessa publicação e seus dados bibliográficos são verificáveis.

O interesse da fotografia infravermelha em obras de arte está justamente na possibilidade de revelar elementos ocultos sob as camadas superficiais, como desenhos preparatórios, retoques e alterações.

Callahan chegou a uma conclusão complexa. Ele reconheceu elementos claramente associados a intervenção pictórica e retoques posteriores, especialmente em determinadas regiões como raios, lua, ouro e outras ornamentações. Entretanto, considerou algumas partes centrais da figura difíceis de explicar através das técnicas que pôde identificar por infravermelho.

Esse resultado é muito mais interessante do que a versão popular de que “Callahan provou que não existe tinta”. Ele não provou isso. Ao contrário, encontrou evidências de pintura em partes da imagem, mas considerou outras características incomuns ou inexplicadas dentro de sua análise. Peterson também cita diretamente o estudo de Callahan ao discutir a diferenciação entre a figura principal e intervenções posteriores.

O extraordinário problema da conservação

Outra questão frequentemente levantada é a longevidade do tecido e das cores.

A imagem atravessou séculos de exposição religiosa, fumaça de velas, fuligem, umidade, contato humano e sucessivas intervenções. Martins destaca a preservação das cores como uma das características historicamente consideradas extraordinárias.

Por outro lado, estudos de conservação registraram rachaduras, sujidade, cera, danos e retoques. Peterson descreve inclusive regiões com deterioração evidente e sucessivas intervenções humanas.

Assim, também aqui a descrição popular precisa de correção. A tilma não permaneceu fisicamente “intocada” durante cinco séculos. Ela apresenta alterações e passou por períodos de proteção, inclusive por vidros.

Ainda assim, a sobrevivência da imagem constitui um fato histórico notável, sobretudo considerando a antiguidade do objeto e sua intensa utilização devocional.

O surpreendente manto azul-esverdeado

Uma característica visual especialmente interessante é o manto azul-esverdeado de Maria.

Sevilla chama atenção para relatos de uma variação aparente da tonalidade de acordo com o ângulo do observador e associa essa característica, em sua interpretação iconográfica, à importância da iridescência na plumária mesoamericana.

As plumas de aves como quetzais, cotingas e outras espécies possuíam enorme valor econômico, político e religioso entre povos da Mesoamérica.

No entanto, o próprio artigo é cuidadoso. A associação entre a suposta mudança de tonalidade do manto e a plumária indígena pertence ao campo da interpretação iconográfica. Não se trata da demonstração laboratorial de um pigmento fisicamente iridescente.

Ainda assim, a aproximação é fascinante. O azul-esverdeado podia remeter simultaneamente ao manto tradicional da Virgem Maria para um observador cristão e a cores associadas à nobreza e às preciosas plumas de quetzal para determinados observadores indígenas.

Então chegamos aos olhos

É provavelmente o aspecto mais intrigante de toda a história moderna da tilma.

Segundo registros guadalupanos, em 1929 uma fotografia ampliada teria revelado a aparência de uma pequena figura humana em um dos olhos da Virgem.

Décadas depois outros observadores relataram figuras semelhantes em ambos os olhos. Martins documenta essa sequência histórica de alegações, mencionando investigações posteriores durante o século XX.

O assunto ganhou outra dimensão a partir de 1979 com José Aste Tönsmann. Tönsmann era engenheiro formado pela Cornell University e trabalhava com processamento digital de imagens. Durante décadas analisou fotografias de alta resolução dos olhos da imagem de Guadalupe utilizando técnicas digitais de ampliação e filtragem.

Sua conclusão foi extraordinária. Ele afirmou identificar treze figuras humanas nos olhos. Entre elas estariam um indígena sentado, um homem idoso interpretado como o bispo Zumárraga, um intérprete, um indígena identificado como Juan Diego, uma mulher de pele escura, um homem espanhol e um pequeno grupo familiar.

O próprio Tönsmann descreveu seus procedimentos e conclusões em entrevistas e conferências, inclusive em apresentação realizada em Roma.

Uma “fotografia” dentro dos olhos?

A interpretação proposta é ainda mais extraordinária.

Tönsmann argumentou que algumas das figuras aparecem simultaneamente nos dois olhos, mas com diferenças de dimensão e posição compatíveis com perspectivas ligeiramente diferentes. Segundo sua hipótese, os olhos representariam reflexos da cena existente diante de Maria no momento em que Juan Diego abriu a tilma diante do bispo.

Seria, em outras palavras, algo semelhante a uma minúscula fotografia da sala de Zumárraga registrada dentro dos olhos da imagem.

A possibilidade é fascinante. Mas aqui é necessário estabelecer a fronteira entre observação e interpretação.

Que determinados padrões possam ser visualizados após ampliação digital constitui uma observação relatada. Que eles sejam realmente pessoas constitui uma interpretação. Que determinadas pessoas sejam Juan Diego, Zumárraga ou outros personagens constitui uma interpretação adicional. E que esses padrões tenham sido sobrenaturalmente impressos no momento das aparições constitui uma conclusão teológica.

Esses diferentes níveis de afirmação não devem ser confundidos.

Não encontrei uma publicação científica independente, amplamente reconhecida e revisada por pares que tenha reproduzido o método de Tönsmann e confirmado experimentalmente a identificação das treze figuras. Portanto, os “treze personagens nos olhos” devem ser apresentados como achados interpretados por Tönsmann, e não como fato científico estabelecido.

E o chamado efeito Purkinje-Sanson?

Algumas publicações guadalupanas afirmam também que os olhos apresentariam reflexos semelhantes aos produzidos pelas superfícies ópticas do olho humano, conhecidos como imagens de Purkinje-Sanson.

Existem relatos de oftalmologistas que observaram características consideradas compatíveis com reflexos corneanos. Essas observações aparecem repetidamente na literatura dedicada a Guadalupe.

Entretanto, novamente falta aquilo que, dentro do método científico contemporâneo, seria decisivo: documentação experimental padronizada, imagens originais disponibilizadas para análise independente, metodologia reprodutível e publicação científica submetida a revisão por pares.

Portanto, afirmar que “a ciência provou que os olhos se comportam exatamente como olhos humanos vivos” vai além do que a documentação disponível permite estabelecer.

A formulação mais rigorosa é outra: diversos examinadores relataram características nos olhos que consideraram semelhantes a reflexos presentes em olhos humanos, e Tönsmann interpretou ampliações digitais como representações de figuras humanas.

A diferença pode parecer pequena. Cientificamente, é enorme.

Ciência contra fé?

Talvez a pergunta esteja mal formulada.

A ciência pode estudar o tecido, pigmentos, comprimentos de onda, reflexos, deterioração, sobrepinturas, composição química e estrutura da imagem. Ela pode eventualmente mostrar que determinada explicação material é provável ou improvável.

Mas a ciência experimental não possui um instrumento capaz de detectar a categoria metafísica “milagre”. Mesmo que um objeto apresentasse propriedades ainda inexplicadas, a conclusão cientificamente correta seria “não conhecemos atualmente o mecanismo”, e não necessariamente “a causa foi sobrenatural”.

Da mesma forma, demonstrar a presença de pigmentos naturais ou técnicas artísticas em determinada região da tilma não constitui, por si só, demonstração de que nunca tenha ocorrido qualquer acontecimento religioso relacionado à imagem.

São perguntas diferentes.

A melodia escondida na tilma

Entre as investigações mais curiosas realizadas sobre a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe encontra-se uma tentativa de converter sua composição visual em música.

O trabalho foi desenvolvido pelo pesquisador mexicano Fernando Ojeda Llanes, ligado ao Instituto Superior de Estudios Guadalupanos e autor da obra Música, Astronomía, Aritmética y Geometría en la Imagen Guadalupana.

Ojeda partiu de uma ideia matemática: se a distribuição dos elementos da imagem obedecesse a relações geométricas ordenadas, suas posições poderiam ser convertidas em valores musicais. Seu interesse concentrou-se especialmente em dois conjuntos de elementos: as estrelas distribuídas pelo manto azul-esverdeado de Maria e os centros das flores representadas sobre sua túnica.

O pesquisador inseriu a imagem dentro de uma construção baseada no chamado retângulo áureo e utilizou a posição espacial de cada estrela e de cada centro floral como referência.

A etapa seguinte foi particularmente incomum. O modelo matemático foi entregue ao músico Alberto Aguilar Portillo. Mantendo as posições dos elementos da imagem, estas foram relacionadas às alturas correspondentes em um esquema musical. Dessa maneira, cada estrela e cada centro de flor passou a corresponder a determinada nota.

As notas obtidas foram posteriormente introduzidas em um programa de computador. O resultado foi uma sequência musical considerada por Ojeda harmonicamente coerente.

Posteriormente, músicos passaram a trabalhar sobre essa sequência. Jorge Carlos Milán Magaña realizou um arranjo sinfônico inspirado nas notas obtidas do modelo, transformando a sequência original em uma composição executável por uma orquestra. Em 31 de agosto de 2018 foi anunciado em Mérida, Yucatán, o espetáculo sinfônico Música en el manto de la Virgen de Guadalupe, no Teatro José Peón Contreras, envolvendo dezenas de músicos e coro.

Existe, portanto, uma distinção fundamental. É verificável que Fernando Ojeda criou um método matemático-musical a partir das posições das estrelas e flores da imagem e que músicos transformaram os valores encontrados em uma composição executável. O que não está demonstrado cientificamente é que essa música tenha sido deliberadamente codificada na imagem original.

Para demonstrar algo assim seria necessário mostrar que o sistema de conversão utilizado não foi escolhido retrospectivamente entre inúmeras possibilidades capazes de produzir sequências musicais agradáveis. Seria necessário também definir previamente as regras de correspondência entre posição espacial e altura musical e demonstrar estatisticamente que o resultado possui uma organização significativamente diferente daquela obtida com distribuições aleatórias de pontos. Não encontrei estudos independentes revisados por pares que tenham realizado esse tipo de validação.

Portanto, não seria rigoroso afirmar que “a ciência descobriu uma música sobrenatural escondida na tilma”. Mas também seria incorreto ignorar o experimento. O fato verificável é suficientemente interessante: a disposição espacial das estrelas do manto e das flores da túnica foi submetida a um sistema matemático de conversão e produziu uma sequência capaz de ser executada musicalmente.

A pergunta decisiva permanece aberta: estamos diante de uma estrutura deliberadamente construída ou diante da capacidade humana de encontrar ordem e harmonia dentro de uma composição visual complexa? No estado atual das evidências, a ciência não permite escolher definitivamente entre essas possibilidades.

O verdadeiro mistério de Guadalupe

Depois de quase cinco séculos, a imagem continua existindo.

Sabemos que um culto guadalupano estava solidamente estabelecido no Tepeyac pelo menos em meados do século XVI. Sabemos que a imagem possui uma extraordinária capacidade de integrar códigos visuais europeus e mesoamericanos. Sabemos que sucessivos observadores encontraram nela características que suscitaram controvérsias científicas, artísticas e históricas.

Sabemos também que algumas alegações populares ultrapassaram o que as evidências realmente demonstram. O estudo de Richard Kuhn é conhecido sobretudo através de fontes secundárias. Os exames infravermelhos de Callahan são reais e publicados, mas não afirmam simplesmente que “não existe pintura”. Os estudos de conservação de Sol Rosales apontam pigmentos e procedimentos artísticos convencionais em várias regiões da imagem. Os treze personagens nos olhos foram propostos por José Aste Tönsmann, mas não constituem um resultado experimental independentemente estabelecido pela comunidade científica. E o efeito iridescente do manto aparece na literatura principalmente dentro de uma interpretação iconográfica ligada ao universo indígena.

Nada disso, curiosamente, diminui o fascínio de Guadalupe. Talvez o aumente. Porque após separar lenda, tradição, documentação histórica, exame físico e interpretação teológica, permanece diante de nós um objeto extraordinário.

Uma imagem originada no período mais traumático da história mexicana tornou-se ponte entre mundos que poucos anos antes se enfrentavam em guerra. Uma mulher de aparência mestiça, envolvida por símbolos simultaneamente compreensíveis ao cristianismo europeu e à sensibilidade indígena, tornou-se o maior símbolo religioso do México.

E um tecido preservado no Tepeyac continua, quase quinhentos anos depois, fazendo historiadores, conservadores, físicos, médicos, religiosos e milhões de peregrinos repetirem essencialmente a mesma pergunta: o que, exatamente, aconteceu em Guadalupe?

A ciência conseguiu esclarecer partes da história. Outras permanecem debatidas. A fé fornece uma resposta. A História continua investigando. E a tilma permanece lá.

Sinceramente, são tantas variáveis e achados que fica difícil acreditar que um índio, tantos séculos atrás, simplesmente pintou isso.

Referências

  1. João Paulo II. Canonização de Juan Diego Cuauhtlatoatzin, Cidade do México, 31 de julho de 2002. Vaticano.
  2. Congregação para as Causas dos Santos. Acta Apostolicae Sedis, canonização de Juan Diego.
  3. Matovina T. Theologies of Guadalupe: From the Era of Conquest to Pope Francis. Oxford University Press, 2018.
  4. Peterson JF. Creating the Virgin of Guadalupe: The Cloth, the Artist, and Sources in Sixteenth-Century New Spain. The Americas. 2005;61:571–610.
  5. Arredondo Sevilla J. Aztec Interpretations of the Sacred Tilma: A Nahua Iconographical Reading of Our Lady of Guadalupe. International Journal of Latin American Religions. 2025;9:393–423.
  6. Martins PN. Guadalupe and Some Perspectives of the Sacred Image: An Essay. Icoana Credintei. 2022;8(15):42–46.
  7. Callahan PS. The Tilma Under Infra-Red Radiation: An Infrared and Artistic Analysis of the Image of the Virgin Mary in the Basilica of Guadalupe. CARA Studies on Popular Devotion, 1981.
  8. Universidad Nacional Autónoma de México. Antecedentes iconográficos de la imagen de la Virgen de Guadalupe. Anales del Instituto de Investigaciones Estéticas.
  9. Anderson AJO, Sell BD. So That It May Come to the Attention of All the Indians: An Eighteenth-Century Sermon on the Virgin of Guadalupe and Juan Diego. Estudios de Cultura Náhuatl, UNAM.
  10. Aste Tönsmann J. Entrevista sobre as figuras observadas nos olhos da imagem de Guadalupe, 2002. ZENIT.

Compartilhar

Imagem para partilhar

Escolha uma frase do artigo e gere um cartão pronto para WhatsApp ou Instagram.

Leia também